Meio Ambiente

AGRADECEMOS A SUA PRESENÇA !
ISSO MOSTRA COMO VOCÊ ESTÁ PREOCUPADO COM O MEIO AMBIENTE.
SEJA BEM VINDO A NOSSA COMUNIDADE.

domingo, 7 de março de 2010

Como Fazer Muda

1.Recipientes - aqueles saquinhos escuros, com furinhos, normalmente usados para fazer mudas de café ou eucalipto. Há vários tamanhos de 20cm, 50cm, 80cm - de altura. O da foto acima, contém mudas de graviola - de 50cm. Normalmente uso os de 20cm, porque são coisas que logo vão para o lugar definitivo.

2.Terra para o conteúdo - 1/3 de argila (terra de barranco vermelha) + 1/3 de areia + 1/3 de terra orgânica ou esterco de boi seco. Para 50 mudas, um balde de 10 litros de conteúdo de cada um dos três itens.
Mistura - reúna e misture os três tipos terra em um monte com enxada ou uma simples pá de pegar lixo. Com uma peneira de arame comum, peneire a terra fazendo outro monte. O que não passar pela peneira deixe separado.

3.Enxendo os saquinhos de plástico - a melhor maneira de fazer isso é com um pedaço de cano - 20cm - de duas polegadas de diâmetro. Veste-se o cano até o meio do plástico, segurando firme com a mão. Em seguida, enfie o cano no monte de terra peneirada até conseguir encher os saquinhos. A medida correta é até a dois centímetros da boca. Pode ser que fique um pouco estranho da primeira vez, mas depois você verá que é o uso do cano torna a tarefa mais rápida.

4.Onde colocar - a vantagem deste sistema é reunir várias plantas em um lugar provisório, sombreado, próximo ou dentro de casa, para facilitar, por exemplo, o ato de aguar até que as plantinhas nasçam e depois, até que fiquem no ponto de mudança.

5.Que tipo de planta - com os recipientres prontos, a escolha é sua. Laranja, mexerica, mamão, maracujá, tomate, qualquer coisa que tenha sementes pequenas. Também é ótimo para colocar estacas de rosas, figo, ramos de videira, etc. Se for sementes de cidra, mamão ou maracujá - planta-se de duas a três sementes por saquinho. Ficará a mais vigorosa.

6.Profundidade - depende da árvore. Sementes de frutas cítricas devem ser enterradas a uns dois centímetros. Hortaliças - bem razinho.

7.Água - sem água e sem escuridão, as sementes não nascem bem. Rega-se bem antes de plantar, e depois pela manhã e à tarde. O melhor ponto de humidade é que depois da rega não haja barro.

8.Cobertura - devido a necessidade de escuridão, depois de plantar as sementes, em cima dos sacos reunidos num cantinho ou debaixo de uma sombra, eu costumo colocar duas folhas de jornal, dobradas, com pequenos pesos distribuídios, em cima. Água e escuridão - para germinar, as sementes não podem pegar sol diretamente, nem claridade. Dois dias depois de nascidas, e cada espécie tem seu próprio tempo, retira-se as folhas de jornal, porém, dependendo da espécie, os saquinhos devem continhar à sombra.

9.Por que usar o saquinhos para fazer mudas: é um lugar provisório, que você pode cuidar em na varanda de sua casa, no terraço, no quintal. Depois de grandes podem ser levadas ao lugar definitivo. Existe mudas, que ao mínimo arrebentar de raízes morrem quando transplantadas de um lugar para outro. Usando o saquinho de plástico, não. É só tomar cuidado no ato de rasgar o fundo da embalagem no ato de plantio definitivo.

ESTÁ NA HORA DE IR EMBORA :

________________________________________


Como saber o ponto certo de transferir a muda para o local definitivo?
• Para áreas rurais - as mudas produzidas neste processo estão prontas quando atingem 70 cm de altura.
• Para a cidade - as mudas têm de chegar a 1,80 metro, para adquirirem resistência suficiente, especialmente se forem plantadas em praças públicas ou calçadas.
Para os viveiristas, a dica é que, antes de sair do viveiro, as mudas fazer com que as mudas ganhem resistência, ficando alguns dias totalmente expostas ao sol, com menos água.
Dois erros comuns: 1- plantar a espécie errada para o local (exemplo: espécie de árvore que fica muito alta, sob fiação elétrica). 2- na hora de plantar, não retirar o saquinho: as raizes podem enovelar e a planta, morrer.
Por tudo isso, é importante passar algumas dicas a quem vai plantar.