Meio Ambiente

AGRADECEMOS A SUA PRESENÇA !
ISSO MOSTRA COMO VOCÊ ESTÁ PREOCUPADO COM O MEIO AMBIENTE.
SEJA BEM VINDO A NOSSA COMUNIDADE.

domingo, 21 de março de 2010

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA




 O Dia Internacional da Água é uma oportunidade para as pessoas e os administradores públicos pensarem em evitar o desperdício.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do
nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 A água limpa é um direito nem sempre ao alcance de todos no planeta.
No mundo em que vivemos, um bilhão de pessoas têm acesso a fontes de águas melhoradas, enquanto 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico. Estas últimas figuram entre as mais pobres do mundo e também como as mais propensas a adquirir doenças. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de abastecimento de água potável é responsável por 80% das mortes nos países em desenvolvimento.
No Brasil, segundo pesquisa do Censo 2000, 5,9% dos domicílios brasileiros lançam seus esgotos em valas, rios, lagos ou mar. Dessa proporção, a maior parte ocorre nas áreas rurais (10%) do que nas urbanas (5%). Já os domicílios que não possuem instalações sanitárias chegam a 8,3% do total do país, sendo mais freqüentes nas regiões rurais (35,3%). Essa situação torna-se gritante na área rural da Região Nordeste (60,5%), num contraste brutal com as áreas rurais da Região Sul (7,4).

10 comentários:

Anônimo disse...

isso mesmo temos que cuidar de nossa cidade para ela ficar cada vez mas bonita mas para isso não temos que poluir os rios de nossa cidade e plantar mudinhas de arvores e também falta videos de nossa cidade mostrar o que ela tem de ruim e de bom para melhorar-mos ela

Unknown disse...

professora seu glooge ta de +so presiza de um pouco + de fotos dos alunos e das arvores ja plantadas ;esse è meu comentario obrigado zedequias moraes

janderson disse...

muto bom essas fotos,mas acho que precisa mostra as partes ruins como,os lugares devastados da cidade vio professora?


janderson...............

TONIO disse...

muito legal esse projeto professora ela vai beneficia nos anorienses e as pessoas de todo o planeta !!

TONIO disse...

professora NARA a senhora ta de nota dez!!!

Unknown disse...

é muito bonito o seu trabalho professora a senhora

Unknown disse...

aer professora ta filew italz mas disse o parceiro aer ta faltando umas fotos das partes qe foran destruidas m
mas ta filew qi teja muito suceso o blog aer ......<3



By: servulo dourado brandão neto

Unknown disse...

oiiii!!
É muito legal o qeu a senhora ta fazendo continui assim que a senhora não vai receber somente elogios mais sim um premio NOBEL!!!de seu aluno favorito arlindo ou netynho!!!

Unknown disse...

[b]parabens pelo seu sucesso
a senhora vai receber um premio nobel da !!!!
de seu aluno favorito arlindo ou netynho

Nériton disse...

bom prof vim aki fala ki esse blog ta muitu interessante pq ele mostra coisa do anori ki algumas pessoa naum tem a oportunidade de vim conhecela essa cidade